Galeria

Minha primeira aplicação no Windows Phone 7

O Windows Phone 7 é o mais novo Sistema Operacional para a plataforma mobile da Microsoft. Projetado para proporcionar aos desenvolvedores a criação de aplicativos de forma simples, prática, com recursos bastantes interativos, ricos e modernos.

O WP7, como muita gente imagina, não é uma atualização do Windows Mobile. Ele foi todo reescrito e desenhado trazendo uma nova tecnologia, um novo hardware, uma nova identidade. Com uma interface chamada de METRO trouxe uma nova visão do que há de mais moderno em usabilidade e design. Além de grande interação com as redes sociais, como o Facebook, Twitter, Linkedind, de forma nativa, traz aplicativos de mapas e buscas utilizando-se o Bing.

Nesta nova plataforma da Microsoft pode-se desenvolver utilizando o Silverlight para aplicativos de forma geral e o framework XNA para a criação de jogos. As linguagens são o C# e o Visual Basic.NET.

Para que você possa começar a desenvolver seus aplicativos é preciso que tenha instalado as ferramentas necessárias. O bom é que elas são todas grátis. No final deste artigo tem um link pra que você possa baixar o Windows Phone Developer Tools que contém as seguintes:

  • Visual Studio 2010 Express for Windows Phone
  • Windows Phone Emulator Resources
  • Silverlight 4 Tools For Visual Studio
  • XNA Game Studio 4.0
  • Microsoft Expression Blend for Windows Phone

O Visual Studio é a IDE de desenvolvimento de aplicativos da Microsoft, seja ele para PC, Web ou Mobile, que é o nosso caso. O Microsoft Expression Blend é uma ótima ferramenta para a criação de layouts aprimorados com suporte ao WP, podendo realizar várias tarefas usando apenas o mouse. O código XAML é gerado automaticamente conforme são manipulados os controles na tela.

Caso você já tenha instalado no seu computador o Visual Studio, basta apenas baixar o SDK para windows Phone que ele se encarrega de instalar o restante, como o emulador, o Blend, etc.

Ok, tudo preparado, então vamos deixar de “mimimi” e fazer nossa primeira aplicação. Faremos o velho e famoso “Olá Mundo”.

Abra o seu Visual Studio e clique no menu  File >> New >> Project (Figura 1). Na Janela New Project, escolha o template Windows Phone Application, na aba Silverlight for Windows Phone, da linguagem C#. Dê o nome para sua aplicação de MeuPrimeiroApp ou o nome que desejar. Escolha o local para salvar e clique em OK. (Figura 2).

Criando o projeto.

Figura 1.

Escolhendo o Template

Figura 2.

Após essa primeira etapa, o próprio Visual Studio se encarrega de criar todo o projeto, gerando os arquivos e classes necessárias, conforme a Figura 3. No lado nr 1, temos a ToolBox onde estão localizados todos os principais controles para a criação de aplicativos WP7, como o TextBox, Button, Canvas, StackPanel, CheckBox, entre outros. Na parte nr 2, encontra-se o arquivo MainPage.xaml que representa a parte gráfica da nossa página. Por padrão, ele já vem com esses dois textos no topo, MY APPLICATION e PAGE NAME,  e em branco no resto.

Na parte nr 3, visualizamos o código XAML do arquivo, onde podemos inserir, manipular e posicionar os controles de sua página correspondente, no nosso caso, a MainPage.xaml. Já no lado nr 4, visualizamos a Solucion Explorer onde fica listados todos os arquivos e classes do nosso projeto. Para abrir algum, basta dar um duplo clique.

Ambiente de trabalho.

Figura 3.

Agora, usando a ToolBox, insira na página um controle do tipo Button, outro do tipo TextBox e outro do tipo TextBlock. Modifique na parte XAML suas propriedades conforme a figura 4. Além disso, altere nosso cabeçalho, na propriedade Text, para Minha Primeira Aplicação WP7 no TextBlock de fonte menor e Olá Mundo no maior. No controle TextBox, deletamos a propriedade Text, para que o campo fique em branco. Veja a figura.

Arquivo XAML

Figura 4.

Se você fez tudo corretamente, o resultado será conforme a figura 5.

Figura 5.

Agora, vamos codificar nosso aplicativo. Ele fará o seguinte: o usuário vai escrever seu nome na caixa de texto e mostraremos uma mensagem personalizada utilizando seu nome.

Dê um duplo clique no botão e você será direcionado para o evento Click deste botão, chamado de button1_Click. Neste local codificaremos tudo que será executado quando o usuário clicar no botão. Digite o código conforme a figura 6.

Figura 6.

No código acima, estamos verificando se o usuário digitou alguma coisa na caixa de texto(txtNome.text). Caso ele tenha deixa em branco (string.Empty), mostramos uma mensagem solicitando que ele preencha com seu nome. Caso contrário (else), mostramos a mensagem personalizada. Vamos rodar nosso aplicativo e ver como ficou. Dê um F5 e veja o resultado.

Veja que se clicarmos no botão sem digitarmos nada na caixa de texto, aparece a mensagem de Alerta, figura 7. Já quando preenchemos com nosso nome e clicamos no botão novamente, a mensagem personalizada aparece corretamente, figura 8.

Figura 7.

Figura 8.

YES !! Já  sou um desenvolvedor Wp7 fiz minha primeira aplicação em Windows Phone 7 !!!

E isso ai pessoal, vimos então neste artigo o que é Windows phone 7 e quais suas ferramentas necessárias para começar a desenvolver para esta nova plataforma da Microsoft, além de criarmos um simples projeto Olá mundo e começarmos a nos familiarizarmos com o ambiente de desenvolvimento.

Para saber mais:

DevBrasil
TechNet – MSDN
Windows Phone Developer Tools
Windows Phone SDK 7.1
Pegue o Projeto aqui

Espero que tenham gostado e até a próxima. 🙂
Coisas complexas são criadas a partir de coisas simples.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s